Sâ Doutrina


A doutrina dos apóstolos” (At 2.42), “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.16). "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina..." (2ª Timóteo 4:3).

Sâ doutrina pode ser definida como conjunto de ensinamentos e princípios normalizadores fundamentais do cristianismo segundo as Escrituras Sagradas. A Doutrina é divina, é geral e imutável. De maneira alguma a doutrina se refere as ações dos apóstolos e profetas, mas sim a tudo quanto foi ensinado por nosso Senhor Jesus Cristo e, tais ensinamentos repassados pelos apóstolos e confirmados pelo Espírito Santo através dos profetas levantados na igreja primitiva.
O ensino das Escrituras deve ser, antes de mais nada, ortodoxo(1). Todo ensino bíblico-doutrinário deve ser estritamente de acordo com a mensagem divina revelada no Antigo e Novo Testamentos. Tal ortodoxia(2) cristã tem nas Sagradas Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus, de suas doutrinas(3) e da maravilhosa salvação em Cristo Jesus.

Enfatizamos a relevância do conhecimento doutrinário para a solidificação de uma fé autentica que combate as heresias e propaga veementemente a suprema verdade de Deus.


A IGREJA É GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

A Igreja de Cristo é vista numa linguagem figurada como “casa” e “família” (1 Tm 1.2,18; 2.13-15). A Bíblia, em 1 Timóteo 3.15, usa a expressão “coluna e firmeza” que fala de suporte, apoio, sustentáculo de uma construção. A lição que aqui podemos aprender é que devemos fielmente preservar aquilo que temos recebido da parte do Senhor. A verdadeira igreja é aquela que se mantém em tudo fiel à sã doutrina bíblica.
O significado de “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15). Consoante à Igreja, esses termos indicam a função do Corpo de Cristo no que se refere à Verdade. O comportamento requerido da Igreja, conforme o texto “para que saibas como convém andar na casa de Deus”, revela sua natureza, no sentido de que ela deve ter um comportamento digno e santo em relação ao mundo pecador. Isso porque a “Igreja do Deus vivo” é um povo santo, separado do pecado e do mundanismo. Portanto, a Igreja é a demonstração viva e santa da Verdade do evangelho. Seu papel é o de sustentar, manter e defender a Verdade contra todo erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos mestres. A Verdade foi confiada à Igreja, e todo erro e heresia devem ser refutados por ela (1 Tm 6.3-5; 2 Tm 2.18; 3.8; 4.4).
A Verdade no contexto de 1 Timóteo 3.15. Essa Verdade do evangelho é o vastíssimo conteúdo doutrinário da fé cristã. A Igreja tem a missão de viver e representar essa Verdade, mas também de mantê-la e defendê-la de toda oposição que se lhe ataca.
Cristo está edificando a sua Igreja. Aos discípulos, Jesus declarou que edificaria sua igreja (Mt 16.18). O fundamento e as colunas (pilares) desse edifício são as doutrinas bíblicas fundamentais, as quais dão sustentação a esse edifício espiritual (1 Co 3.9,10,16). A Igreja é edificada sobre “o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina” (Ef 2.20). A ordem da frase “apóstolos e profetas” deixa claro que a “doutrina dos apóstolos”, citada em Atos 2.42, refere-se ao ensino que receberam de Jesus e que foram comissionados a ensinar. Não se tratava de uma doutrina particular dos apóstolos, mas a mesma ensinada por Jesus. A referência aos profetas trata-se dos profetas da igreja primitiva que confirmavam, pelo Espírito Santo, as doutrinas ensinadas. A ordem da frase apóstolos e profetas indica tratar-se do dom profético naqueles dias outorgado pelo Espírito Santo (Ef 4.11).
Os edificadores desse edifício (1 Co 3.10,11). Paulo ilustra que a edificação da Igreja é efetuada pelos ministros do Senhor. No versículo 11, a Bíblia declara que “ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto”. No texto de Efésios 4.11, vemos os edificadores que Deus tem dado à Igreja, tais como “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”. Eles usam os materiais da doutrina cristã para construir este edifício espiritual.

I. TIPOS DE DOUTRINAS EXISTENTES
a)      Doutrinas de homens: (Mc 7.6-9; Mt 15.6-9).
b)      Doutrinas de hereges: (Ap 2.6,15).
c)      Doutrinas de demônios: (I Tm 4. 1-2).
d)      Doutrina de Deus: (Jo 7.16; Tt 2.10).

II. CONSIDERAÇÕES ESSENCIAIS ACERCA DA SÃ DOUTRINA
a)      Precisamos cuidar da sã doutrina (I Tm 4.16).
b)      Devemos nos afastar dos que vivem em desacordo com a sã doutrina (Rm 16.17).
c)      Devemos nos afastar dos opositores a sã doutrina. (I Tm 1.9-11).
d)      O motivo da existência de falsas doutrinas. (I Tm 6.3-5).
e)      Não devemos recebê-los nem cumprimentá-los. ( II Jo 10).
f)       Haverá tempos em que não suportarão a sã doutrina. (II Tm 4.3).
g)      Cuidado com os ventos de Doutrina. (Ef 4.14).

III. A IMPORTÂNCIA DA SÃ DOUTRINA
a)      Jesus tinha uma Doutrina: (Mt 7.28; Mt 22.33; Lc 4.32).
b)      Os Cristãos primitivos tinham uma Doutrina a qual perseverava: (At 2.42).
c)      Os crentes de Roma pautavam sua vida por excelente doutrina: (Rm 6.17).
d)      Paulo recomendou a Tito e a Timóteo o cuidado com a doutrina: (ITm 1.3-10; 4.6-16; 6.3; II Tm4.3; Tt 1.9; Tt 2.1).
e)      João determinou a doutrina: (2Jo .9).
f)       João recomendou a doutrina: (2Jo 10).
g)      A doutrina proporciona comunhão com Deus: (2Jo .9).
h)      A doutrina proporciona piedade: (I Tm 6.3).

IV. A NECESSIDADE DA SÃ DOUTRINA
a)      Preservar dos falsos profetas: (Mt 24.24; Mt 7.15).
b)      Preservar das heresias e apostasias: (II Ts 2.3; I Tm 4. 1-2).
c)      Para não corromper nosso entendimento: (II Ts 2.2).
d)      Devemos guardar as tradições: (II Ts 2.15).
e)      Proporciona-nos a segurança da salvação em Cristo: (I Tm 4:16).
f)       Santifica-nos: (Jo 17:14-17).
g)      Tornar-nos sábios: (II Tm 3:15).
h)      Tornar-nos obedientes: (Rm. 6.17).

V. A SUFICIÊNCIA DA SÃ DOUTRINA
a)      Ninguém poderá alterar a doutrina: (Gl 1.8).
b)      Ninguém poderá ensinar outra doutrina: (I Tm 1.3).

VI. A COMPLETUDE DA SÃ DOUTRINA
A doutrina está completa e não precisa de nenhuma modificação: (Ap 22. 18-19).


NOTA

1)      Ortodoxo: concorde com as leis que a Igreja considera verdadeiras.
2)      Ortodoxia:  interpretação, doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela Igreja.
3)      Doutrina:
a.      Grego: διδασκαλια [didaskalia] (Substantivo feminino). O ato de ensinar: ensino. Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução.
b.      Conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
c.       Conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso, econômico.


REFERENCIAS NO NOVO TESTAMENTO

διδασκαλια [didaskalia] aparece 21 vezes no NT:

(1) Mateus 15: 9
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. - διδασκαλιας [didaskalia] Acus. pl.

(2) Marcos 7: 7
em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. - διδασκαλιας [didaskalia] Acus. pl.

(3) Romanos 12: 7
se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo*; - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing. (*"esmere-se no fazê-lo" - εν τη διδασκαλια [en tê didaskalia] Lit: "no ensino").

(4) Romanos 15: 4
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. - την διδασκαλιαν [tên didaskalian] Acus. sing. ("para o nosso ensino" - εις την ημετεραν διδασκαλιαν [eis tên hêmeteran didaskalian]).

(5) Efésios 4: 14
para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. - της διδασκαλιας [tês didaskalias] Gen. sing.

(6) Colossenses 2: 22
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. - διδασκαλιας [didaskalias] Acus. pl.

(7) 1 Timóteo 1: 10
impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).

(8) 1 Timóteo 4: 1
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, - διδασκαλιαις [didaskaliais] Dat. pl.

(9) 1 Timóteo 4: 6
Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. - διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing. ("da boa doutrina" - της καλης διδασκαλιας [tês kalês didaskalias]).

(10) 1 Timóteo 4: 13
Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.

(11) 1 Timóteo 4: 16
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.

(12) 1 Timóteo 5: 17
Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("no ensino" - εν... διδασκαλια [en ... didaskalia]).

(13) 1 Timóteo 6: 1
Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. - η διδασκαλια [hê didaskalia] Nom. sing.

(14) 1 Timóteo 6: 3
Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.

(15) 2 Timóteo 3: 10
Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.

(16) 2 Timóteo 3: 16
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, - διδασκαλιαν [didaskalian] Acus. sing. ("para o ensino" - προς διδασκαλιαν [pros didaskalian]).

(17) 2 Timóteo 4: 3
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; - διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing. ("a sã doutrina" - της υγιαινουσης διδασκαλιας [tês hugiainousês didaskalias]).

(18) Tito 1: 9
apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing. ("pelo reto ensino" - εν τη διδασκαλια τη υγιαινουση [en tê didaskalia tê hugiainousê] Lit: "com a sã doutrina").

- retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. (Almeida Revista e Corrigida).

(19) Tito 2: 1
Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).

(20) Tito 2: 7
Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing. ("No ensino" - εν τη διδασκαλια [en tê didaskalia]).

(21) Tito 2: 10
não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador. - την διδασκαλιαν [tên didaskalian] Acus. sing.