“A
doutrina dos apóstolos” (At 2.42), “Tem cuidado de ti mesmo e da
doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a
ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.16).
"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina..." (2ª
Timóteo 4:3).
Sâ
doutrina pode
ser definida como conjunto de
ensinamentos e princípios normalizadores fundamentais do cristianismo segundo
as Escrituras Sagradas. A Doutrina é divina, é geral e imutável. De
maneira alguma a doutrina se refere as ações dos apóstolos e profetas, mas sim
a tudo quanto foi ensinado por nosso Senhor Jesus Cristo e, tais ensinamentos
repassados pelos apóstolos e confirmados pelo Espírito Santo através dos
profetas levantados na igreja primitiva.
O
ensino das Escrituras deve ser, antes de mais nada, ortodoxo(1). Todo ensino
bíblico-doutrinário deve ser estritamente de acordo com a mensagem divina
revelada no Antigo e Novo Testamentos. Tal ortodoxia(2) cristã tem nas Sagradas
Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus, de suas
doutrinas(3) e da maravilhosa salvação em Cristo Jesus.
Enfatizamos a
relevância do conhecimento doutrinário para a solidificação de uma fé autentica
que combate as heresias e propaga veementemente a suprema verdade de Deus.
A IGREJA É GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
A
Igreja de Cristo é vista numa linguagem figurada como “casa” e “família” (1 Tm
1.2,18; 2.13-15). A Bíblia, em 1 Timóteo 3.15, usa a expressão “coluna e
firmeza” que fala de suporte, apoio, sustentáculo de uma construção. A lição
que aqui podemos aprender é que devemos fielmente preservar aquilo que temos
recebido da parte do Senhor. A verdadeira igreja é aquela que se mantém em tudo
fiel à sã doutrina bíblica.
O
significado de “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15). Consoante à
Igreja, esses termos indicam a função do Corpo de Cristo no que se refere à
Verdade. O comportamento requerido da Igreja, conforme o texto “para que saibas
como convém andar na casa de Deus”, revela sua natureza, no sentido de que ela
deve ter um comportamento digno e santo em relação ao mundo pecador. Isso
porque a “Igreja do Deus vivo” é um povo santo, separado do pecado e do
mundanismo. Portanto, a Igreja é a demonstração viva e santa da Verdade do
evangelho. Seu papel é o de sustentar, manter e defender a Verdade contra todo
erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos mestres. A
Verdade foi confiada à Igreja, e todo erro e heresia devem ser refutados por
ela (1 Tm 6.3-5; 2 Tm 2.18; 3.8; 4.4).
A
Verdade no contexto de 1 Timóteo 3.15. Essa Verdade do evangelho é o vastíssimo
conteúdo doutrinário da fé cristã. A Igreja tem a missão de viver e representar
essa Verdade, mas também de mantê-la e defendê-la de toda oposição que se lhe
ataca.
Cristo
está edificando a sua Igreja. Aos discípulos, Jesus declarou que edificaria sua
igreja (Mt 16.18). O fundamento e as colunas (pilares) desse edifício são as
doutrinas bíblicas fundamentais, as quais dão sustentação a esse edifício
espiritual (1 Co 3.9,10,16). A Igreja é edificada sobre “o fundamento dos
apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina” (Ef
2.20). A ordem da frase “apóstolos e profetas” deixa claro que a “doutrina dos apóstolos”, citada em Atos 2.42, refere-se ao ensino que
receberam de Jesus e que
foram comissionados a ensinar. Não
se tratava de uma doutrina particular dos apóstolos, mas a mesma ensinada
por Jesus. A referência aos
profetas trata-se dos profetas da igreja primitiva que confirmavam, pelo Espírito
Santo, as doutrinas ensinadas. A ordem da frase apóstolos e profetas indica
tratar-se do dom profético naqueles dias outorgado pelo Espírito Santo (Ef
4.11).
Os
edificadores desse edifício (1 Co 3.10,11). Paulo ilustra que a edificação da
Igreja é efetuada pelos ministros do Senhor. No versículo 11, a Bíblia declara
que “ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto”.
No texto de Efésios 4.11, vemos os edificadores que Deus tem dado à Igreja,
tais como “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”. Eles usam os
materiais da doutrina cristã para construir este edifício espiritual.
I. TIPOS DE DOUTRINAS EXISTENTES
a)
Doutrinas
de homens: (Mc 7.6-9; Mt 15.6-9).
b)
Doutrinas
de hereges: (Ap 2.6,15).
c)
Doutrinas
de demônios: (I Tm 4. 1-2).
d)
Doutrina
de Deus: (Jo 7.16; Tt 2.10).
II. CONSIDERAÇÕES ESSENCIAIS
ACERCA DA SÃ DOUTRINA
a)
Precisamos
cuidar da sã doutrina (I Tm 4.16).
b)
Devemos
nos afastar dos que vivem em desacordo com a sã doutrina (Rm 16.17).
c)
Devemos
nos afastar dos opositores a sã doutrina. (I Tm 1.9-11).
d)
O
motivo da existência de falsas doutrinas. (I Tm 6.3-5).
e)
Não
devemos recebê-los nem cumprimentá-los. ( II Jo 10).
f)
Haverá
tempos em que não suportarão a sã doutrina. (II Tm 4.3).
g)
Cuidado
com os ventos de Doutrina. (Ef 4.14).
III. A IMPORTÂNCIA DA SÃ DOUTRINA
a)
Jesus
tinha uma Doutrina: (Mt 7.28; Mt 22.33; Lc 4.32).
b)
Os
Cristãos primitivos tinham uma Doutrina a qual perseverava: (At 2.42).
c)
Os
crentes de Roma pautavam sua vida por excelente doutrina: (Rm 6.17).
d)
Paulo
recomendou a Tito e a Timóteo o cuidado com a doutrina: (ITm 1.3-10; 4.6-16;
6.3; II Tm4.3; Tt 1.9; Tt 2.1).
e)
João
determinou a doutrina: (2Jo .9).
f)
João
recomendou a doutrina: (2Jo 10).
g)
A
doutrina proporciona comunhão com Deus: (2Jo .9).
h)
A
doutrina proporciona piedade: (I Tm 6.3).
IV. A NECESSIDADE DA SÃ DOUTRINA
a)
Preservar
dos falsos profetas: (Mt 24.24; Mt 7.15).
b)
Preservar
das heresias e apostasias: (II Ts 2.3; I Tm 4. 1-2).
c)
Para
não corromper nosso entendimento: (II Ts 2.2).
d)
Devemos
guardar as tradições: (II Ts 2.15).
e)
Proporciona-nos
a segurança da salvação em Cristo: (I Tm 4:16).
f)
Santifica-nos:
(Jo 17:14-17).
g)
Tornar-nos
sábios: (II Tm 3:15).
h)
Tornar-nos
obedientes: (Rm. 6.17).
V. A SUFICIÊNCIA DA SÃ DOUTRINA
a)
Ninguém
poderá alterar a doutrina: (Gl 1.8).
b)
Ninguém
poderá ensinar outra doutrina: (I Tm 1.3).
VI. A COMPLETUDE DA SÃ DOUTRINA
A
doutrina está completa e não precisa de nenhuma modificação: (Ap 22. 18-19).
NOTA
1)
Ortodoxo: concorde com as leis que a Igreja
considera verdadeiras.
2)
Ortodoxia: interpretação, doutrina ou
sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela Igreja.
3)
Doutrina:
a.
Grego:
διδασκαλια [didaskalia] (Substantivo feminino). O ato de ensinar: ensino.
Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução.
b.
Conjunto
coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
c.
Conjunto
das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso,
econômico.
REFERENCIAS
NO NOVO TESTAMENTO
διδασκαλια
[didaskalia] aparece 21 vezes no NT:
(1) Mateus 15: 9
E em vão me adoram,
ensinando doutrinas que são preceitos de homens. - διδασκαλιας [didaskalia]
Acus. pl.
(2) Marcos 7: 7
em vão me adoram,
ensinando doutrinas que são preceitos de homens. - διδασκαλιας [didaskalia]
Acus. pl.
(3) Romanos 12: 7
se ministério,
dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo*; - τη
διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing. (*"esmere-se no fazê-lo" - εν
τη διδασκαλια [en tê didaskalia] Lit: "no ensino").
(4) Romanos 15: 4
Pois tudo quanto,
outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela
paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. - την
διδασκαλιαν [tên didaskalian] Acus. sing. ("para o nosso ensino" -
εις την ημετεραν διδασκαλιαν [eis tên hêmeteran didaskalian]).
(5) Efésios 4: 14
para que não mais
sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por
todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem
ao erro. - της διδασκαλιας [tês didaskalias] Gen. sing.
(6) Colossenses 2: 22
segundo os preceitos
e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. -
διδασκαλιας [didaskalias] Acus. pl.
(7) 1 Timóteo 1: 10
impuros, sodomitas,
raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã
doutrina, - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη
υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
(8) 1 Timóteo 4: 1
Ora, o Espírito
afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por
obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, - διδασκαλιαις
[didaskaliais] Dat. pl.
(9) 1 Timóteo 4: 6
Expondo estas coisas
aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da
fé e da boa doutrina que tens seguido. - διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing.
("da boa doutrina" - της καλης διδασκαλιας [tês kalês didaskalias]).
(10) 1 Timóteo 4: 13
Até à minha chegada,
aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. - τη διδασκαλια [tê didaskalia]
Dat. sing.
(11) 1 Timóteo 4: 16
Tem cuidado de ti
mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás
tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat.
sing.
(12) 1 Timóteo 5: 17
Devem ser
considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem
bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. - διδασκαλια
[didaskalia] Dat. sing. ("no ensino" - εν... διδασκαλια [en ...
didaskalia]).
(13) 1 Timóteo 6: 1
Todos os servos que
estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para
que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. - η διδασκαλια [hê
didaskalia] Nom. sing.
(14) 1 Timóteo 6: 3
Se alguém ensina
outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo
e com o ensino segundo a piedade, - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
(15) 2 Timóteo 3: 10
Tu, porém, tens
seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade,
amor, perseverança, - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
(16) 2 Timóteo 3: 16
Toda a Escritura é
inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção,
para a educação na justiça, - διδασκαλιαν [didaskalian] Acus. sing. ("para
o ensino" - προς διδασκαλιαν [pros didaskalian]).
(17) 2 Timóteo 4: 3
Pois haverá tempo em
que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres
segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; -
διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing. ("a sã doutrina" - της υγιαινουσης
διδασκαλιας [tês hugiainousês didaskalias]).
(18) Tito 1: 9
apegado à palavra
fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo
reto ensino como para convencer os que o contradizem. - τη διδασκαλια [tê
didaskalia] Dat. sing. ("pelo reto ensino" - εν τη διδασκαλια τη
υγιαινουση [en tê didaskalia tê hugiainousê] Lit: "com a sã
doutrina").
- retendo firme a
fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para
admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. (Almeida
Revista e Corrigida).
(19) Tito 2: 1
Tu, porém, fala o que
convém à sã doutrina. - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã
doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
(20) Tito 2: 7
Torna-te,
pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
- τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing. ("No ensino" - εν τη
διδασκαλια [en tê didaskalia]).
(21) Tito 2: 10
não furtem; pelo
contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as
coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador. - την διδασκαλιαν [tên didaskalian]
Acus. sing.